sexta-feira, 27 de abril de 2012

Use toda sua força



"E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros! E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas. Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei. E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do SENHOR é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir. Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou. Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios." 2Reis 13.14-19

Para uma compreensão melhor é preciso ler todo texto.

O caso é que Eliseu era o defensor de Israel e estava prestes a morrer. O rei Joás sabia com certeza que a força e a proteção de Israel findariam com a morte de Eliseu.

No versículo 17, Eliseu faz um ato profético envolvendo a participação do rei. O ato de atirar uma flecha para o oriente era uma predição simbólica que Israel se livraria da opressão da Síria. Era um sinal de que Deus guardaria Israel.

Ao bater no chão com as flechas apenas três vezes, o rei Joás demonstrou que não tinha zelo, dedicação e fé necessários para o Senhor cumprir sua promessa. E, por isso, não derrotaria completamente o inimigo(v19).

Há quem queira ser grandemente abençoado por Deus e acha que um simples esforço ou algo qualquer que renuncie em sua vida, é o suficiente para que todas as bençãos dos céus caiam sobre sua vida. 

Indignado o profeta Eliseu lamentou a falta de bom senso do rei ao vê-lo desperdiçar a promessa que Deus por seu intermédio havia lhe dado. Pela sua falta de capricho agora a vitória estava parcial, sendo que poderia estar definida e garantida.

Garanta sua vitória, use toda sua força, fé e dedicação na obra  de Deus. Use todas flechas de sua aljava!

Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário