segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Explicação da parábola do semeador


4  E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola:5  Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;6  E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;7  E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;8  E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.9  E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta?10  E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.11  Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;12  E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo;13  E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;14  E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição;15  E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

A parábola do semeador no ensina muitas lições. Jesus contou ela aos discípulos e depois explicou a eles o significado de cada coisa. Podemos comparar cada semente a tipos de cristãos dos dias de hoje, alguns que até ouvem mas que estão junto do caminho, outros estão inflexíveis como uma rocha, outros tem sufocado a palavra com um coração cheio de espinhos e poucos que em boa terra tem recebido a Palavra e sido vencedores.

1 - "JUNTO DO CAMINHO" (v.12)


Muitos hoje estão junto do caminho, isto quer dizer que não estão NO caminho, mas a margem. São aquelas pessoas que ainda não se decidiram por Cristo e, deixam que alguma coisa ainda os mantenha à margem do evangelho do Senhor Jesus Cristo. Gostam de ouvir uma boa pregação, ouvir alguns louvores, mas quando é chamada para um compromisso mais sério ela desvia-se.

Por não ter um coração firmado na fé, lavado e remido pelo sangue de Jesus, a pessoa até ouve a Palavra mas não a guarda em seu coração, deixa a porta aberta e o ladrão(satanás) vem e rouba a preciosa semente da fé.

Satanás luta com todas suas armas para que a pessoa que entre no novo e vivo caminho aberto pelo Senhor Jesus. Tudo que ele puder fazer para arrancar a Palavra do coração de alguém ele irá fazer, pois ele sabe que está derrotado na vida de quem guarda a Palavra (JO 8.51). Portanto, se você está nessa condição (junto do caminho), decida-se hoje e entre inteiramente no caminho da salvação!

2- "OS QUE ESTÃO SOBRE A PEDRA." (v.13)

Diz o verso 13 que estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam. Representa o tipo de pessoa que é empolgada, isto é, anima-se facilmente mas que também desanima rapidamente.


Muitos parecem sair da igreja como leões nos domingos, mas, na segunda-feira ao se depararem com as lutas da vida parecem estar como gatinhos sem dente. A palavra produz alegria no coração de quem a ouve e essa alegria deve ser mantida, pois ela será a nossa força para alcançarmos a vitória no nome do Senhor(Ne 8.10).

3 - "ENTRE ESPINHOS." (v.14)


Esses são os cristãos que deixam as coisas da vida e do mundo puxa-los para fora do espírito, fazendo os entrar na carne. A palavra que vem de Deus tem sempre dentro dela o poder para realizar aquilo que Ela diz, mas se não vigiarmos, sufocamos ela com nossos deleites, concupiscências e carnalidades.

Até produzem frutos, mas não com perfeição, ou seja, é aquela vitória parcial. A dor que melhorou, a divida que diminuiu, até comprou o carro mais na semana seguinte já esta na mecânica, etc. A televisão, os entretenimentos, dinheiro, jogos, amizades o fazem não ter tempo  para ler a bíblia, ir a igreja e com isso a obra de Deus não pode se aperfeiçoar na vida de quem não se deixa ser moldado pelas mãos do Oleiro.

4 - "BOA TERRA." (v.15)

Os que recebem a Palavra em boa terra são todos aqueles que a recebem com fé e regam-a com orações e ação de graças. É a pessoa que confia de todo coração no que Deus diz e persevera naquela palavra, na fé que ela se cumprirá em sua vida.

Em Salmos 119.11, Davi disse que escondia a palavra em seu coração, para não pecar contra Deus. Essa deve ser a nossa atitude, nos firmar no que Deus diz e não estribar-se nem para esquerda e nem para direita.

"Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei." - Isaías 55.11

Toda palavra que vem de Deus para nós tem o poder para operar, fazer acontecer aquilo que ela prometeu. Deus não é mentiroso e nem filho do homem para que se arrependa, o que Ele diz, cumpre.

Examine-se afim de observar se o seu coração não tem estado longe do caminho, como uma pedra ou cheio de espinhos. Caso estiver faça a seguinte oração para que Deus sare a sua terra e as sementes das bençãos e milagres possam começar a germinar e dar frutos de justiça em sua vida.

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." - 2Crônicas 7.14


DEUS TE ABENÇOE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário