segunda-feira, 27 de agosto de 2012

3 lições sobre o temor ao Senhor


"O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum." - Provérbios 19.23

Vamos esmiuçar esse versículo precioso do livro de Provérbios e extrairemos lições úteis para nosso dia a dia com Deus.


1 - O temor do SENHOR encaminha para a vida

O temor do Senhor é o firme desejo de agradar a Deus em tudo, respeitando-O e guardando seus mandamentos. Aquele que teme, não se perde por veredas estranhas à estrada divina. O temor ao Senhor nos guia por caminhos certos e que nos levam a verdadeira vida com abundância(Is 1.19;Jo 10.10b).

2 - Aquele que o tem ficará satisfeito

Nunca houve e nem haverá alguém que venha a se arrepender de ter temido à Deus ou de ter seguido a orientação divina. Aquele que anda em temor fica satisfeito com o que recebe e tem de Deus, não busca em outro lugar o que necessita, pois, tudo o que precisa encontra em Deus e em Sua Palavra.

3 - E não o visitará mal nenhum

Que promessa maravilhosa! Aquele que teme ao Senhor não será visitado pelo mal, andará com segurança(Pv 14.26) sem receio de que algum infortúnio lhe aconteça. E ainda que o mal tente lhe atacar, a Bíblia declara em Salmos 34.7 que o anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que temem e os livra de todos os males. Portanto, fique em paz, pois o Senhor tem compromisso para com aqueles que tem compromisso para com Ele.

Que Deus fale mais contigo!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Deus tem ciúmes de você!


"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?" - Tiago 4.4,5

Você já fez algo, se dedicou por alguém, se esforçou e não foi reconhecido? Tentou fazer o melhor, caprichou, deu o sangue e não recebeu nenhum elogio ou um 'muito obrigado?'. Imagine você dar a vida por alguém, morrer por ela e, mesmo assim ela preferir ficar com outra pessoa e dizer que a outra que ela é melhor e mais importante; imagine o que Jesus não sente ao ver seus filhos amados se entregando a amizades ilusórias e enganosas com o mundo?

A verdade é que Deus quer que todos sejam seus amigos e da parte dEle ninguém ficaria por Seu inimigo(2Tm 2.4). O que nos faz ser inimigos de Deus e não ter sua graça e proteção é trocarmos Sua companhia, Seu amor, pelas paixões do mundo e concupiscências da carne.

O Espírito quem em nós habita tem ciúmes.

Quando permitimos entrar em nosso coração ou em nossos pensamentos, aquilo que não é puro, que não tem alguma virtude, que não é de boa fama e que é enganoso(Fp 4.8), deixamos entrar aquilo que faz o Espírito Santo soteirramente retirar-se, deixando-nos vazios de virtude e cheios de iniquidade.

Deus não lhe obriga a estar ao lado dEle, mas ama te-lo perto dEle, pois foi Ele que te formou, que te conhece antes mesmo que você existisse no ventre de sua mãe(Jr 1.15), que até os cabelos de sua cabeça os tem contado(Lc 12.17), Ele que te fez para que fosse luz do mundo e sal da terra e, não para que fosse instrumento de iniquidade.

Ele deseja te-lo juntinho dEle, se aproxime de Sua Presença e diga o que o ama, que quer servi-lO de todo seu coração e que sua vida pertence a Ele. Você ganhará um largo sorriso do Senhor e terá largos braços abrindo-se para você abraçá-lO e receber todo Seu Amor!

"Deveras orará a Deus, o qual se agradará dele, e verá a sua face com júbilo, e restituirá ao homem a sua justiça." - Jó 33.26

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O que passou, passou...

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." - 2Coríntios 5.17

Toda pessoa que aceita o Senhor Jesus e batiza-se nas águas, recebe o milagre de tornar-se uma nova criatura, isto é, seu espírito é recriado por Deus para à partir daí andar em novidade de vida(Rm 6.4).

Todas as coisas velhas ficam para trás e agora tendo sua verdadeira identidade(espírito) recriada por Deus, a pessoa inicia uma nova etapa, uma nova história, agora escrita não mais pelo seu dedo, mais pelo dedo de Deus.

Então, devemos entender que verdadeiramente as coisas velhas já passaram e, isso incluí seus pecados, erros, tropeços, maldades, incluí também, as injustiças sofridas, as decisões mal tomadas, etc.

Há quem hoje esteja vivendo uma vida com Deus, mas, ainda carrega alguma velha prática pecaminosa do passado e faz com que viva ainda presa no laço do inimigo. É necessário despir-se totalmente do velho homem(Rm 6.6) e buscar ter seu prazer somente na Palavra de Deus(Sl 1.2) e não mais nas coisas do mundo.

Há também aqueles que já foram perdoados por Deus e tiveram seus pecados apagados, porém continuam se auto-condenando por seus erros e falhas do passado.

"Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." Isaías 43.25 

Ora, se o próprio Deus apaga nossas transgressões e delas não se lembra mais, porque nós iremos ficar trazendo à tona aquilo que já ficou para trás? Não, mil vezes não, perdoe-se você também, não se condene mais por aquilo que você já pediu perdão uma vez e foi perdoado para todo sempre; pecado confessado é pecado inexistente.

"Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas." - Isaías 43.18

Dê uma chance para você mesmo, deixe as coisas velhas para trás e não viva mais lembrando dê suas frustrações, decepções e injustiças sofridas no passado. Como diz o velho ditado, quem vive de passado é o museu! Se você viver pensando no que foi, no que passou, olhando para o retrovisor, não viverá bem o hoje e muito menos amanhã. Não olhe para quem você foi ou era, olhe para quem você quer ser, para onde você quer chegar!

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim." - Filipenses 3.13

Esqueça o passado, viverá bem o hoje e terá o futuro abençoado por Deus!

Deus abençoe!



[Clipe] - Comunidade das Nações - Sorria!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Deus está vendo você!


"O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra. Ele é que forma o coração de todos eles, que contempla todas as suas obras." - Salmos 33.13-15

Que maravilhoso é saber que os olhares do Criador dos céus e da terra, estão sobre toda sua criação. Isso pode ser confortante para aqueles que andam nos caminhos do Senhor, como também, pode ser preocupante para aqueles que tem andado em seus próprios caminhos.

Sabendo que chegará o dia que prestaremos contas diante do Justo Juiz(Rm 14.12), não devemos viver como não tivéssemos que, mais cedo ou mais tarde, dar satisfações daquilo que fizemos ou deixamos de fazer, Àquele que nos deu a vida.

"Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" - Lucas 12.20

O que temos preparado para apresentar diante do Senhor? Para quem nossa alma tem sido oferecida como sacrifício vivo? Há aqueles que tem marchado rumo às chamas eternas do inferno, como bois que andam para o matadouro. Buscando satisfazer seus próprios deleites, muitos estão gastando seus dias buscando somente aquilo que perecerá um dia e esquecendo-se de que existe um Deus que a ama e é digno de toda honra e glória!(1Co 10.31)

"E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." - Hebreus 4.13

Façamos tudo com temor e santidade, assim, não teremos o que temer, no grande Dia estaremos com o coração seguro de não ter corrido em vão e que verdadeiramente valeu a pena servir a Cristo na terra, ainda que tendo que enfrentar  perseguições, injúrias, mas que nada pode nos separar do amor de Deus! Viva na terra mirando o céu! Como Deus vive olhando do alto para você, viva olhando do seu lugar para o alto, donde virá o seu socorro!(Lc 21.28; Sl 121.1)

Que Deus te abençoe!

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A mistura perfeita


“Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.” - Hebreus 4.2

Assim como ao povo mencionado pelo escritor de Hebreus neste versículo, muitos não têm misturado com fé o que estão ouvindo da Palavra de Deus. Muitos dizem que tem fé em Deus, que crêem em seu poder, porém não tem dado devida atenção para a pregação da Palavra e, com isso, tudo que ouvem e recebem de Deus, entra por um ouvido e sai pelo outro, nada lhes acontece, nenhum proveito. Alguns chegam a culpar a Deus por seus insucessos e frustrações, mas, não percebem que o problema está neles e não em Deus.

Aí está a resposta do porque alguns serem abençoados e outros não; freqüentam a mesma igreja, ouvem a mesma pregação, participam/recebem a mesma oração e umas são abençoadas e outras não. O segredo, se é que assim pode se dizer, é botar fé naquilo que você ouve da Palavra e sobre o que Deus lhe revelar. Firme-se na revelação que lhe for dada, essa será a sua sorte, sua rocha.

Alguns vêm para a igreja esperando em um culto, ou, uma oração, ter todos seus problemas solucionados e sua vida mudada da água para o vinho. Mas, para que haja libertação, cura e salvação permanente, é necessário primeiro conhecer a verdade e a verdade libertará(Jo 8.32).

Na Palavra de Deus está à solução para todos os problemas, está à cura para o doente, a libertação para o oprimido, a provisão para o necessitado, a prosperidade para o miserável, a paz para o aflito, etc. Sendo assim, é preciso inclinar os ouvidos para o que a Palavra diz e, aquilo que você entender que é para você, tome posse, coloque a sua fé e firme-se sobre isso, e verdadeiramente serás alcançado com a benção do Senhor(Tg 1.25).

Não basta ouvir a pregação, não basta ler a Bíblia, não basta ir a igreja, é preciso misturar o que você ouve com a fé que há no seu coração, isso será o casamento perfeito para dar a luz ao seu milagre!

Que Deus fale mais contigo!

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Preste atenção no que Deus fala!

"O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado." - Provérbios 16.20

A Bíblia Sagrada é a plena revelação da vontade de Deus para a humanidade, nela todos que tem fome e sede de justiça se fartarão. No passado, Deus falava por intermédio dos profetas, homens escolhidos por Deus para serem seus porta-vozes. Hoje porém, Deus fala através de Sua Palavra(Hb 1.1) e se quisermos alguma resposta ou direção dEle para nossas vidas, basta buscarmos em oração nas Escrituras Sagradas e Ele falará aos nossos corações.

Após buscarmos em Sua Palavra o conhecimento de Sua Vontade, ela então se revelará a nós e, para que nossos olhos enxerguem a revelação do conselho divino para nossas vidas, é necessário atentar prudentemente para aquilo que Ele está falando. Por exemplo, é preciso prestar atenção no momento da leitura bíblica, no momento da oração, na hora que se está participando do culto em sua igreja, ouvindo um pregador na televisão, ouvindo um louvor, ou qualquer outro meio que se manifesta a multiforme graça de Deus. Pois um simples desvio de atenção naquilo que você está se propondo a fazer, pode fazer com que seu esforço seja em vão e saia frustado da sua tentativa de alcançar a graça.

"Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito." - Tiago 1.25

Após entender a direção de Deus, firme-se sobre ela, isso será a rocha inabalável, a fortaleza nos momentos de tribulação, sua segurança e fazendo o que Deus lhe disser, não terá outro resultado a não ser o sucesso. 

Fique na paz!


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Uma oração para todos fazerem



"Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;" - Salmos 13.3


O pedido de Davi ao Senhor também deve ser feito por nós. Ele pedia para que seus olhos não se fechassem para com a vontade de Deus e adormecesse na morte.


Infelizmente muitos tem adormecido com a 'canção de ninar' de Satanás e, se partirem para a eternidade caídas no sono da indolência, permanecerão para sempre separadas de Deus. Alguns, pelo amor ao dinheiro e o apego demasiado as coisas dessa vida, desprezam a vontade de Deus e buscam satisfazer seus desejos a qualquer custo; outros, entregues a vaidade, vestem-se de modo a chamar atenção para seu corpo e preocupam-se em estar de acordo com à moda, despreocupando-se com as reais vestes espirituais.


"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." - Efésios 5.14


Querido leitor, talvez seus olhos não tem estado iluminados para alguma coisa que você precisa urgentemente enxergar! Faça a oração de Davi, o que Deus irá lhe mostrar talvez exigirá renuncia de sua parte, alguma mudança de conduta ou até mesmo alguma séria decisão, mas, não tenha dúvidas de que estar com Cristo é incomparavelmente melhor(Fp 1.23).


Que Deus te ajude, é o desejo do meu coração!


Com amor,
Pr. Fernando Fransman


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Entendendo a tribulação

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;" - 2Coríntios 4.17

Todos nós, seres humanos, enfrentam tribulações durante toda sua vida; algumas pequenas, outras médias e outras grandes. É algo que ninguém gosta de passar, mas, se entendermos o que o apóstolo Paulo deixou escrito sob inspiração  do Santo Espírito, veremos que na verdade, a tribulação traz grandes bençãos para nosso crescimento espiritual(Tg 1.12).

Primeiro, Paulo escreve que nossa tribulação é leve e momentânea. Glória a Deus por isso! Alegre-se! Sim, a luta que você esta enfrentando não durará a vida toda, não há tempestade que não cesse, creia!

Porque a tribulação é leve?

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." - 1Coríntios 10.13

Deus em seu infinito amor e misericórdia, não nos deixa carregar um peso maior do que possamos suportar. Toda luta e dificuldade que enfrentamos é porque temos como suportar, por isso, é leve.

Porque a tribulação é momentânea?

"Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." - Salmos 30.5

Não há tempestade que não cesse, não há luta que perdure por toda vida. Tenha fé, o que você esteja enfrentando de dificuldade não irá durar para sempre, acredite.

O que vem depois da tribulação?

"tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente" 2Co 4.17b

A tribulação não é uma maldição na vida do crente fiel, ao contrário, ela vem para forjar nosso caráter de filho de Deus e nos tornar melhores. Ela produz um peso eterno de glória mui excelente.

tribulação = leve
recompensa = com peso
tribulação = momentânea
recompensa = eterna

Entendo isso, devemos buscar ser pacientes na tribulação (Rm 12.12), pois sendo aprovados na prova que nos é confiada, receberemos recompensa eterna e mui excelente!

"Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó." - Salmos 103.14

Não entenda que a luta que você esteja passando seja um castigo de Deus, Ele conhece sua estrutura e não lhe deixará enfrentar um gigante que você não seja capaz de derrubar. Erga a cabeça, persevere em oração e verás a luz de Deus brilhar, dissipando todas trevas da sua vida!

Que Deus fale mais contigo,
Pr. Fernando Fransman